- GUITAR ROCK4.896 plays
- Se Mulher Desse Em Pé1.888 plays
Comunidade
Comentários
Release
O começo de tudo...
Tudo começou em janeiro de 1983, ano em que o Van Halen veio para o Brasil para fazer 3 shows no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Na época, Zé Roberto jogava tênis pelo Esporte Clube Pinheiros e era mais conhecido como "Ferreirinha", 6º colocado do Ranking e nem sonhava em tocar algum instrumento, ser músico e muito menos "viver" de música, mas depois de assistir a 2 shows do Van Halen, a única coisa que ele pensou foi: "Eu quero tocar e um dia poder estar lá em cima do palco".
Na segunda feira seguinte ao show, Zé Roberto abandonou o tênis e comprou sua primeira guitarra; uma Del Vecchio Sumburst usada, ou melhor, muito antiga mesmo.
Começou a ter aulas particulares de guitarra com Michel Perie, um grande professor e músico que tinha acabado de se formar no G.I.T. (Guitar Institute of Technology) de Los Angeles e chegado em São Paulo.
Zé Roberto trocou um carro pela guitarra!!!
Após estudar durante 1 ano, Zé Roberto começou a dar aulas particulares para iniciantes, e trocou sua velha Del Vecchio por uma Giannini Stratosonic Vermelha. Após mais 2 anos de estudo, resolveu comprar um carro; pois nessa época era muito difícil você conseguir comprar aqui no Brasil uma guitarra importada, tinha que comprar à vista, em dólar e era a maior grana, então pensou: "Vou financiar um carro e a hora que eu acabar de pagar as prestações, vendo o carro e compro uma GUITARRA mesmo". E foi o que aconteceu. Trocou sua Brasília 82 (na época um carro de apenas 3 anos) pela guitarra que está até hoje com o músico: uma Fender Stratocaster Japan´85 Preta.
A primeira gravadora...
E foi em 1985, com 18 anos que foi convidado a acompanhar a cantora Patrícia Marques da gravadora R.C.A. durante os shows da tourne do disco Patrícia Paty e em gravações de programas de T.V.
Paralelamente a este primeiro trabalho profissional, continuou estudando e tendo aulas particulares com Mozart Mello e Wander Taffo.
" Este trabalho me proporcionou uma experiência incrível, pois antes de começarmos a fazer os shows, ficamos 3 meses ensaiando uma média de 5 horas por dia, de segunda a sábado nos estúdios da gravadora e em outros estúdios, além de depois, participar de gravações de programas muito legais como: Perdidos Na Noite (Fausto Silva, na época na TV Bandeirantes), Globo de Ouro (TV Globo), Osmar Santos Shows (TV Manchete), entre outros".
" Outra coisa muito legal, foi conhecer pessoalmente o pessoal do Jethro Tull, especialmente Ian Anderson e Martin Barre. Tocamos uma semana antes do show do Jethro Tull na casa noturna Projeto SP, e como eles chegaram bem antes no Brasil, foram até lá, justamente quando estávamos passando o som, e foi inesquecível: os caras são muito simples e legais mesmo, além é claro, de grandes músicos".
Alguns alunos famosos durante esses 23 anos de estrada!!!
Frequentando este circuito, Zé Roberto continuou dando aulas particulares de guitarra e violão, e dentre os mais de 200 alunos que já tiveram aula com ele, figuram nomes como: Dinho (Capital Inicial), Márcio Okayama (IGT), Luis (Pink Floyd Cover), Maurício Pupo, entre outros.
Em 1989, gravou o disco "Corrida Noturna", com a banda Zona Proibida. Após a dissolução da banda, Zé Roberto montou com Marco Grecco (seu parceiro na dupla Duo Woodstock) o estúdio On Stage Studio, onde até 2002 era sócio, além de realizar gravações e produções de artistas e bandas.
Atualmente, Zé Roberto faz gravações e produções em estúdios, shows pelo Brasil afora e ministra aulas particulares de guitarra, violão e baixo na sua residência e a domicílio.