7 artistas LGBTQIAP+da música independente para ouvir hoje
Confira uma seleção e uma playlist exclusiva de artistas da música independente para ouvir com orgulho
Por: Gustavo Morais
Os artistas da comunidade LGBTQIAP+ são protagonistas em vários segmentos da música. As canções são engajadas, abordam temáticas que jamais podem ser ignoradas. Em suma, trata-se de uma situação que envolve representatividade, respeito e cidadania.
Na condição de espaço democrático, o Palco MP3 é um cenário que valoriza todos os tipos de música e/ou manifestações artísticas. Nesse sentido, o nosso post de hoje é dedicado aos artistas LGBTQIAP+, bem como à cena em geral. Afinal, consideramos justa toda forma de amor e toda forma de música.
Vam’bora ouvir esses sons?
Artistas LGBTQIAP+ no Palco MP3
O Palco MP3 colabora com a divulgação de mais de 130 mil artistas. São mais de 1 milhão de músicas cadastradas! Em outras palavras, é a maior plataforma de divulgação musical do Brasil.
Nesse contexto, vários artistas LGBTQIAP+, distribuídos nos mais variados gêneros de música, usam o site para espalhar o seu som. Neste post, você experimenta um contato com quatro nomes emblemáticos dessa cena que começou há muito tempo, continua até hoje e só parece melhorar.
Prepare aí os seus fones de ouvido e se joga!
1. Marc Yann
Diretamente de Foz do Iguaçu (PR), Marc Yann “chega chegando” com as boas vibrações de seu pop eletrônico. Nas letras, Marc costuma falar sobre liberdade, sexo, relacionamentos platônicos, resiliência e sentimentos intensos.
2. Samari
De Maringá (PR) para os quatro cantos do mundo, Samari faz arte de existência e de resistência. O som é transita entre o indie, nova MPB e pop. Já as letras dão um tom confessional de quem veio ao mundo para prezar pelo amor. Ou seja, é música para dançar com o corpo e com a mente.
3. Lord Dani
Esse artista tão talentoso está na estrada desde 2012! São mais de 10 anos fazendo de sua voz um instrumento da cena da música LGBTQIAP+. O som de Lord Dani é dançante, feliz, eletrizante e essencial para cair na balada.
4. Leo Bonetto
O soteropolitano Leo Bonetto é cantor, dançarino e compositor. O som dele transita entre pop, R&B e dance, mas sempre reverenciando a baianidade da música brasileira. Bacharel em Artes pela UFBA, a arte de Bonetto exalta as comunidades LGBTQIAP+ e negra.
Começou lançando covers, no YouTube. Porém, as coisas mudaram, e em 2020 levantou o voo autoral com o single Rebelião. O clipe desse manifesto contra qualquer tipo de opressão foi lançado na reta final do ano passado. A direção ficou por conta de Leo Bonetto, um artista de 1001 talentos.
5. Oliver Aldrin
O curitibano Oliver Aldrin é um agitador cultural! Começou na música ocupando o posto de baixista na banda SIIXT, lá em 2010, e de lá pra cá, não parou mais! Atualmente, além da carreira solo, o artista também é SEO da gravadora Prevail Records.
Oliver já retratou a questão da homofobia em várias músicas, incluindo as do EP Liberdade e Amor, lançado em 2019. Em seus trabalhos mais recentes, no entanto, o artista tem cantando sobre questões que abordam questões sobre relacionamento. Veja o clipe de Diga, single lançado em outubro passado.
6. Clara Tanure
A carreia da mineira Clara Tanure começou no gospel Crianças Diante do Trono. Em 2019, depois de quase 10 anos dedicados ao projeto, a cantora decidiu seguir outros rumos artísticos e levantou as bandeiras feministas e das causas LGBTQIAP+.
Os gritos de independência e empoderamento de Clara começaram com os singles Chora Boy e Sem Juízo, sempre apostando em clipes trabalhados em estéticas coloridas e irreverentes. O trabalho mais recente dela, no entanto, é o single Tudo Bem Para Mim, faixa com temática amorosa.
7. Nuno Talicosk
O recifense Nuno Talicosk é ator, cantor, apresentador, jornalista e professor. Popularmente conhecido como “Imperador dos Xovens”, esse artista tão multifacetado é dono de um carisma ímpar e desponta como nome forte no novo pop brasileiro.
Em 2019, lançou-se como cantor com as faixas. Com os singles Tá na Marola, um brega-funk LGBTQIAP+ e Dinheiro, um reggaeton, em parceria com o rapper Wally Kastro, que Nuno ganhou mais visibilidade. Para alertar sobre a importância de ficar em casa, com a crescente da pandemia do novo coronavírus, lançou a faixa Contra o Chão, um electropop.
Mais músicas de artistas LGBTQIAP+
E se você quer continuar ouvindo músicas de artistas LGBTQIAP+, nossa conversa ainda não acabou! Em primeiro lugar, dá só uma conferida nesse post sobre esse mesmo assunto, bem como em outro artigo relacionado ao mesmo tema.
Agora, se liga só na playlist Para Ouvir Com Orgulho, um rolê de representatividade musical que a galera do Palco MP3 esquematizou.
São mais de duas horas de muito som. Tem pop, eletrônica, funk e muito mais! Em outras palavras, você tem músicas de vários temperos relacionados à temática LGBTQIAP+.
Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de espalhar o link deste post por aí. Juntos, somos mais fortes na hora de divulgar o que há de melhor na cena independente.