10 bandas de rock independente para ouvir e celebrar o estilo
Te apresentamos a 10 bandas de rock independente para celebrar o dia desse gênero musical revolucionário!
Por: Laryssa Costa
Hoje é Dia Mundial do Rock e nada melhor para celebrar a data e o gênero do que ouvir bandas de rock independente, né? Afinal, o estilo musical é marcado por artistas que inovam na sonoridade, produzem seu som de maneira independente e seguem mantendo o rock vivo.
Assim, se você também é artista independente do mesmo gênero, pode se inspirar em outros trabalhos e também compor novas canções. Se não, pode ouvir novas bandas e ampliar o seu repertório. Por isso, separamos dez artistas e bandas de rock independente para você conhecer, se tornar fã e comemorar essa data todos os dias!
Então, bora ouvir com a gente?
10 bandas de rock independente para conhecer
O rock independente abrange bandas, cantores solo e outras diversas vertentes como o Punk Rock e Pop Rock. Por isso, separamos dez artistas do rock para você conhecer e incluir em sua playlist. Aumenta o som e vem ouvir com a gente!
1 – Chula Rock Band
A banda mineira Chula Rock Band se destaca não só pela sonoridade que permeia entre o rock e o pop rock, mas também por suas premiações durante o tempo de carreira. A banda foi premiada pela Agência de Comunicação Correio e Musical Street no Prêmio de Melhor Disco Independente de Rock de Minas.
Além disso, alcançaram quase 60 mil reproduções apenas com a faixa O Chapeleiro Maluco, além de canções com Pedro Pelotas (Cachorro Grande) e Wilson Sideral.
2 – Cálix
Com mais de 20 anos de estrada, a banda Cálix mistura ao rock progressivo elementos de Folk, música mineira, clássica, étnica e World Music. Assim, eles transportam seu público para uma atmosfera autêntica, retratada em seu álbum ao vivo.
Apesar de um breve hiato, a banda segue com a mesma formação e uma coleção de canções repletas de toques medievais. Aumente o som e confira a Dança com Devas para saber do que estamos falando!
3 – Stone Hare
O Stoned Hare surgiu a partir da ideia de música enquanto memória, com letras profundas e calmas que refletem as ideias do idealizador, Nicolas Carvalho. Nesse sentido, as primeiras canções foram produzidas em home studio, resultando no single The Wolf ‘s Waiting com Twin Pumpkin.
Além disso, durante a pandemia a banda produziu seu primeiro EP, com destaque para Cigarettes and Dear Loneliness. Recentemente, a banda lançou um cover repleto de identidade da canção dos Queens of Stone Age – a envolvente Carnavoyeur.
4 – No Gabiru
O rock de No Gabiru mistura as forças do hardcore melódico e o pop punk, por meio das guitarras e vocais de Thiago Ferraz. Como resultado, ele lançou o EP Vai Ser pra Sempre, além dos singles como Reflexo Seu, Delírios, A Lanterna e Escola etc.
Recentemente, o artista lançou três singles distintos, as animadas Até o Fim do Mundo e Riviera, além da melódica Fotos e Promessas. Se você curtia o rock nacional dos anos 2000 como o do CPM 22, vai virar fã do No Gabiru!
5 – Sigma
Formada em 2019, a banda de rock independente Sigma construiu o seu repertório voltado para a sonoridade dos anos 90 e 2000. Assim, a banda entrega uma mistura de letras divertidas e sérias, explorando as possibilidades do rock.
Apesar da banda iniciar em 2019, em 2015 o vocalista e o batera já haviam começado o projeto, concretizando com a entrada dos demais. Como resultado, o quarteto lançou quatro singles, dentre eles, a emblemática Meus 18.
6 – O Grilo
A banda O Grilo ocupa a primeira posição como artista do estilo Pop Rock na cidade de São Paulo, sendo o segundo do estado. Além disso, o quarteto também está como o 12º artista Pop Rock aqui no Palco, com os singles Herói Do Futuro e Serenata Existencialista.
Para ouvir o trabalho completo, aposte em ouvir as 13 músicas do álbum Você Não Sabe de Nada.
7 – Dezordi
Apaixonado pela música desde cedo, tendo o violão como parceiro, Tiago Dezordi montou seu repertório sob a influência de clássicos. Nesse sentido, suas influências permeiam entre Neil Young, Pink Floyd e Belchior.
Além do violão, o artista se aventurou na gaita, no teatro e nas estradas, acumulando repertório para composição. Assim, nasceram mais de 4 bem sucedidos singles, um primeiro álbum e um projeto no Youtube. Vale a pena conferir os visuais de Happiness, The Gift e The Shark.
8 – Rock Nu Pêlo
Com influências suaves dos anos 70 e 80, a banda de rock independente Rock Nu Pêlo questiona a sociedade em suas letras. Resultado disso, lidera os rankings do Palco no gênero, com mais de 40 mil plays apenas no single Faltando Alguma Coisa.
Ao longo da carreira, já lançaram dois álbuns e um EP, o primeiro homônimo da banda, o Virgem Heroína e o Descabaçando. Para conhecer o trabalho do grupo, confere só um clipe do grupo:
9 – Lambertos
É normal que bandas de rock independente homenageiem seus ídolos e com a Lambertos não é diferente. Nesse sentido, eles apresentam versões de Primeiros Erros, Tempo Perdido e Cowboy Fora da Lei.
Ao mesmo tempo, o EP 1.ª Ato Odisseia 2023 é recheado de músicas autorais, como a significativa Que País Ainda É Esse.
10 – 80 Rock
A Banda 80 Rock ocupa o primeiro lugar do gênero no estado de Minas, sendo a quarta em destaque aqui no Palco. Tais números refletem o sucesso de Instrumental Nota Estranha, que inclui partes orquestradas sinfônicas e a balada Tirar Você de Mim.
Ouça mais bandas de rock independente aqui no Palco!
Agora que você já conheceu algumas bandas de rock independente, está na hora de aumentar ainda mais o seu repertório! Para isso, confira algumas de nossas playlists, montadas de acordo com uma curadoria especializada no assunto. Saca só:
Vale lembrar que dá para ouvir essas playlists gratuitamente em nossa plataforma, acessando o nosso site ou app. Além disso, curtir rock é bom, mas ouvir com os amigos é melhor ainda! Logo, encaminhe esse post para sua galera para comemorarem juntos o Dia Mundial do Rock!