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Giro Do Palco: Beyoncé para a internet com lançamento de ‘Break My Soul’

Por: Laryssa Costa

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Se você esteve nas redes sociais nos últimos dias, sabe que Beyoncé retornou de maneira nada típica e lançou seu novo single, Break my Soul. Nesse sentido, a música marca não só a volta da cantora à mídia, mas tem sido considerada a representante do movimento de resignação dos USA. 

Além de inovar no som, que aposta em um ritmo dance dos anos 90, a cantora mostrou diferentes estratégias de divulgação. Mais do que isso, ela deu aos fãs uma prévia do que o seu novo álbum, Renaissance, pode oferecer. Muita informação sobre a abelha rainha de uma vez só, né? 

Então aumenta o volume, cola com a gente e vem saber mais sobre o último lançamento da Queen Bey!

Break My Soul: o novo lançamento de Beyoncé

Se você é parte da Beyhive, sabe que a divulgação de Break My Soul fugiu da zona de conforto da cantora. Pois, seus lançamentos solos anteriores, Beyoncé (self titled) e Lemonade foram divulgados todos de uma única vez, sem aviso prévio. 

Assim, os diversos clipes do “Beyoncé” e o álbum foram lançados próximo ao Natal sem qualquer divulgação. Agora, no caso de Lemonade, a canção Formation foi divulgada um dia antes do Super Bowl, onde foi performada junto ao Coldplay e Bruno Mars. Em seguida, o filme do álbum era transmitido, aqui no Brasil, pelo canal por assinatura HBO. 


Mas, o que muda dessa vez? Primeiramente, Beyoncé está utilizando das redes sociais para divulgação de seu próximo trabalho. Antes de tudo, ela removeu as fotos de perfil de todas as redes, como Instagram e Twitter. Em seguida, após a remoção, seu site passou a exibir as mensagens “What is a B7?” e “B8”, promovendo a suspeita de um álbum duplo.

Porém, tempos depois, anunciou o nome do novo álbum, “Act I| Renaissance” e utilizou a bio do Instagram para divulgar o lançamento do primeiro single. Assim, o álbum está previsto para 29 de Julho e a canção já foi lançada no final de Junho.

A cantora utilizou do buzz marketing em torno de suas redes sociais e site para transmitir sua comunicação, de maneira clara e sem intermediários.

Em seguida, ela aproveitou o buzz sobre o anúncio para apresentar a nova estética do trabalho, por meio de imagens que estamparão a Vogue de Julho. As fotos foram feitas por um fotógrafo brasileiro e a apresentam em um universo dance, com traços que permeiam o futuro e o passado.

Ou seja, em passos simples, porém muito bem delineados, Beyoncé avisou sobre seu retorno, criou expectativa e se comunicou com os seus fãs.

Uma homenagem ao passado e um hino sobre a atualidade

Break My Soul retorna às origens não apenas por ter sua data de lançamento divulgada, o que era comum em uma era antes das redes sociais. Mas, principalmente, por trazer uma sonoridade dance baseada nos anos 90. Nesse sentido, a faixa contém samples de “Show Me Love”, lançada por Robin S em 1993 e da faixa “Explode”, de Big Freedia, de 2014

Agora, mesmo com raízes antigas, a atualidade da canção se faz na proposta em sua letra e objetivo. Apesar de possuir ritmo dançante, a música não possui coreografia (ainda) que se encaixe nos moldes praticados pelos virais do Tik Tok. Recentemente, essa tem sido uma abordagem adotada por alguns artistas em seus lançamentos mais conceituais, com a Iza na canção :

@iza

FÉ já está disponível em todas as plataformas digitais. Corre para ouvir! #FéPraQueméForte

♬ Fé – IZA

Além disso, a temática contida em suas letras remete ao movimento que acomete os Estados Unidos desde a pandemia. Trata-se da “grande resignação”, onde as empresas têm dificuldade para encontrar funcionários. Assim, após a pandemia,os trabalhadores passaram a dar mais valor à qualidade de vida e melhores condições de trabalho. Em outras palavras, é uma grande demissão voluntária em massa.  Os versos da canção refletem, de maneira indireta, a situação: 

“Eu vou encontrar uma nova motivação/ droga, me fazem trabalhar tanto/ Às nove no trabalho, saio depois das cinco/ E forçam meus nervos, por isso não durmo à noite/

(…) Liberte-se do trabalho, liberte-se do tempo/ Liberte-se do negócio, liberte-se do estresse.”

O que observar na estratégia de divulgação de Break My Soul?

Antes de tudo, é importante, enquanto artista independente, observar não só a nova proposta de sonoridade, que não ficou refém de coreografias. Mas, como em todos os processos de divulgação, estão presentes ações buzz marketing.

O conceito parte do pressuposto de estar presente entre os assuntos mais falados, nos trending topics, e especialmente, gerar expectativa no seu público. No caso de Break My Soul, isso aconteceu quando:

  • Os fãs estranharam a remoção da foto de perfil;
  • Houve a movimentação de procurar por B7 e B8 no site;
  • O nome do álbum incentivou a pesquisa pelo movimento Renascentista, atos e possíveis significados;
  • A maneira incomum de divulgar data do single;
  • A imprensa apontando a ligação com movimentos atuais;
  • A falta de estratégias voltados para o Tik Tok, o que tem sido comum nos últimos meses;
  • Como não houve challenges, os próprios fãs trataram de criar coreografias para celebrar a canção;
  • Por último, a ausência de videoclipe até o momento. 

Ou seja, em todas as etapas, houve burburinhos, comentários e animação em torno de Break My Soul. Mas, por mais que tenha sido bem sucedido, a estratégia pode gerar efeitos colaterais se não for bem executada.

Por isso, é preciso estudar com cautela antes de aplicá-la, certificando-se de entender contextos sociais, doses de humor e polêmicas, evitando que sejam ofensivas. O buzz precisa ser sempre positivo para que gere o retorno esperado, okay?

Fique por dentro do universo pop conosco!

Agora que você já sabe mais sobre as estratégias do lançamento de Break My Soul e como a cantora inovou, pode aproveitar outros sons conosco! Além disso, mais do que a Beyoncé, você pode ouvir mais artistas do pop internacional, observar as diferentes tendências e aplicar em sua própria estratégia. 

E claro, não esquece de compartilhar esse post com os amigos. Afinal, não é todo dia que a Queen Bey fica presente assim nas redes sociais. Let’s get in formation!

Nos vemos na próxima. Até lá!

Laryssa Costa