1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Como bombar suas visualizações no YouTube?

Como bombar suas visualizações no YouTube?

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Sempre quis lançar um videoclipe, mas tem medo de não saber como bombar suas visualizações no YouTube? Apesar de parecer uma dúvida normal, ela é muito comum tanto para artistas independentes quanto para os que já tem uma carreira consolidada. Pois, desvendar o algoritmo não é tarefa fácil.

Antes de tudo, mais do que uma plataforma de vídeos, o YouTube também se comporta como rede social, mostrando o que está em alta. Além disso, permite comentários, curtidas, engajamento e segmentação de público, itens essenciais para o seu alcance.

Está perdido com tanta informação? Vem com a gente que te ajudamos a desvendar maneiras de aumentar suas visualizações no YouTube!

Como funciona o algoritmo do YouTube?

Antes de tudo, é preciso entender que os algoritmos são os responsáveis por ditar as regras das plataformas sociais, como Instagram e Tik Tok. Nesse sentido, plataformas de vídeo e streaming também contam com essa forma de automação, como as indicações para assistir uma série na Netflix ou um vídeo do Shorts.

Não à toa, empresas tentam entender seu funcionamento para entregar conteúdos personalizados, relevantes para sua audiência. Assim, é também essencial para um artista entender o seu funcionamento para que entregue o seu trabalho a mais pessoas.

Dito isso, alguns fatores são essenciais para o algoritmo do YouTube , visto que ele também é utilizado com o buscador, assim como o Google. Mas Palco, o que significa isso? Há casos em que as pessoas pesquisam vídeos para ter as respostas às suas dúvidas. Ou seja, um dos fatores considerados para seu rankeamento é a pesquisa.

Pesquisa

Nesse caso, as palavras-chave contidas em títulos e descrições serão consideradas relevantes para o algoritmo, pois correspondem às buscas feitas.

Página inicial 

Sabe quando você entra em uma página e ela te mostra o que mais está em alta? Isso acontece porque ela combina o histórico de pesquisa com o que é relevante no momento.

Assinaturas

Caso você nunca tenha ouvido alguém pedir para se inscrever no canal, você está usando o YouTube errado! Apesar da brincadeira, o algoritmo leva em conta mesmo a métrica da popularidade, medida pelas inscrições no canal. Logo, quanto mais inscritos, maior será a entrega. 

Tendências

O que está em alta ou popular no país de análise vai contribuir para entrega, assim com as #trends das demais redes.

Como o YouTube conta as views?

As regras para contabilizar os views, e aumentar ou não as visualizações no YouTube , funcionam de maneira específica. Nesse sentido, a contabilidade para criadores de conteúdo e canais é diferente das correspondentes a campanhas e comerciais.

Assim, como você enquanto artista terá o seu canal, consideramos apenas a primeira maneira. Apesar de não ser muito bem esclarecido pela plataforma, o tempo mínimo recomendado de um vídeo para as visualizações é de 30 segundos. Ou seja, formatos longos são bem vindos aqui!

Em seguida, as visualizações são contadas a partir do IP, que é o endereço de cada computador, e login na conta do usuário. Logo, quando você tem o seu IP e sua conta no Youtube, e assiste um vídeo, contará como uma visualização. Ou seja, de nada adianta abrir diferentes abas com o mesmo vídeo para aumentar os números.

Por fim, deve-se lembrar que os vídeos são analisados criteriosamente para detecção de bots e automações que aumentem os números dos vídeos. Logo, nada de fãs de mentira aqui!

Por que meus vídeos não são vistos?

Palco, subi meu vídeo e até agora nada das visualizações no YouTube aumentarem. O que fiz de errado? Antes de tudo, confira alguns itens que podem estar atrapalhando o desempenho do seu clipe:

Miniatura nada atraente

Sabe a miniatura que vemos antes de clicar no vídeo? Elas são chamadas de Thumbnail e são sua porta de entrada. Logo, certifique-se de que ela está bonita, com título atrativo e condizente com o conteúdo. Além disso, a imagem deve estar em alta resolução. 

Imagens de uma thumbnail criadas no Lightshot
(Reprodução/Lightshot)

Um vídeo só e nunca mais voltou

Primeiramente, a palavra aqui é consistência, artista! Se você tiver projetos com início, meio e fim, com datas regulares de postagem, o público vai aguardar o próximo vídeo. No caso da música, você pode anunciar bastidores, versões alternativas, lyric vídeos e o que mais sua criatividade mandar.

Se você não envia vídeos regularmente, isso pode prejudicar suas visualizações no YouTube

Baixa qualidade

Assim como a miniatura requer um cuidado especial com a qualidade de imagem, o mesmo vale para áudio e vídeo. Mas, caso não tenha orçamento suficiente para gravações profissionais, confira nossas dicas de como gravar um vídeo sem gastar muito

Como enviar imagem para o Lightshot
(Reprodução/Lightshot)

Nada de divulgação

Se o seu canal ainda não tem muitos inscritos, o ideal é divulgá-lo nas redes sociais e shows. Nesse sentido, aproveite os campos de links nos stories e bio, convide os fãs a conferirem as novidades, envie por WhatsApp para amigos e familiares. 

Ainda há outros pontos mais técnicos da plataforma que podem atrapalhar sua performance, como palavras-chave e SEO. Falaremos disso de maneira mais aprofundada em breve!

3 dicas de como conseguir mais visualizações no Youtube

Agora que você já sabe como o algoritmo funciona e o que não fazer, é hora de saber como conseguir as sonhadas visualizações no YouTube

1 – Seja estratégico no título e descrição do vídeo

Títulos mais diretos, com perguntas simples ou termos populares costumam ser mais atraentes. Agora, a descrição, que é aquele pequeno texto logo abaixo do vídeo, se bem feita ajuda o público a dar o play. Não se esqueça de resumir o conteúdo, inserir links importantes como o seu site ou redes sociais.

2 – Não se esqueça das tags

Na hora de enviar o vídeo, vai aparecer o campo com tags para preencher. Aqui, o ideal é colocar a palavra-chave que corresponde ao seu conteúdo, além de outros termos relacionados. Como resultado dessas variações, coloque de 10 a 20 tags.

3 – Engajamento!

Assim como nas redes sociais, os comentários são preciosos para o seu crescimento. Para isso, certifique-se que a opção está aberta em seus vídeos e responda sempre que possível. Tenha apenas cuidado com vírus, spam e haters que atrapalham seus resultados.

Dica extra: utilize legendas em seus vídeos e deixe-o mais acessível. Nesse sentido, recursos como closed caption são ótimos para adicionar as legendas e aumentar as suas chances no meio das buscas.

É hora de bombar as suas visualizações no Youtube!

Se você ainda tem dúvidas sobre a plataforma, monetização e estratégia para divulgar os seus vídeos, conte conosco!

É se ligar em nossas Dicas de Carreira e acompanhar as novidades do mundo da música.

Esperamos você!

Laryssa Costa