Como montar uma banda? Confira as melhores dicas!
Aprenda com as melhores recomendações sobre como montar uma banda e começar hoje mesmo!
Por: Laryssa Costa
Se você é artista independente, canta ou toca um instrumento, deve compartilhar o sonho de saber como montar uma banda e obter sucesso com ela. Mas, por mais que várias bandas surjam todos os dias, montar uma para chamar de sua não é um processo fácil.
Mais do que se ver como amigos que tocam, é preciso encarar a banda como uma empresa, com divisão de tarefas, harmonia de convivência e muito mais. Já viu que é mais complexo, né? Por isso, vamos explicar cinco passos para montar a sua, desde a escolha dos integrantes até o lançamento.
Vem com a gente? Confira as dicas a seguir!
5 dicas de como montar uma banda
Primeiro, é preciso ressaltar que é comum se deparar com dificuldades no início, o que faz com que muitas bandas desistam sem nem sequer ganhar os palcos. Brigas, ego e dificuldade de relacionamento também podem ser recorrentes na estrada dos músicos.
Para evitar situações como essas, separamos cinco dicas para que sua banda sobreviva aos percalços e seja vista pelos seus futuros fãs. Então, se liga:
1 . Escolha os músicos certos
Antes de tudo é preciso encontrar outros músicos que desejam ter uma banda e que sejam comprometidos com o projeto. Nesse sentido, lembre-se: nem sempre os melhores músicos são os que sabem mais técnica. Leve em consideração a afinidade do grupo, localização e disponibilidade de ensaio durante o processo de como montar uma banda.
Ao escolhê-los, analise o nível em que todos estão para que consigam se desenvolver ainda mais juntos, sem que haja desequilíbrio. Para isso, você pode utilizar as redes sociais para fazer o recrutamento, sites, divulgar em bares que frequenta ou pesquisar em escolas de música.
2 . Defina o formato do seu projeto
Agora que você já sabe onde encontrar os seus companheiros de banda, precisa definir quem serão, certo? Para isso, é preciso ter muito bem definido o estilo musical da banda e as habilidades necessárias. Será de pop, rock ou estilo completamente novo? Vocês apostarão em músicas autorais ou apenas covers – nacionais ou internacionais?
Tudo isso definirá o perfil dos músicos que participarão da banda, bem como os instrumentos que eles devem ter. Certifique-se que eles estão em bom estado, afinados e condizentes com o estilo proposto para o novo grupo.
Assim, os ensaios renderão de forma otimizada, sem interrupções ou problemas técnicos, melhorando o processo de como montar uma banda. Depois, é possível que o grupo passe por alterações ao longo do tempo, ajustando o estilo e conceito para formar uma identidade própria, com diferencial.
3. Não se esqueça que vocês devem se ver como uma empresa
Além da manutenção de cada instrumento, o ideal é dividir as tarefas entre os membros, como divulgação, local de ensaio e coordenação de viagens. Além disso, é essencial que ninguém fique sobrecarregado de tarefas, para não gerar conflitos futuros.
Em seguida, considerem manter os ensaios periódicos, com uma rotina estabelecida não apenas para melhorar a performance, mas reforçar o entrosamento. Além de facilitar o processo, gravar esses bastidores serve como conteúdo para alimentar as redes sociais, solidificando o relacionamento com os fãs.
E, claro, não se esqueçam de nomear a banda! A escolha deve ser feita em conjunto e carregar um propósito em comum, uma vez que ele os acompanhará por um bom tempo! Logo, deixe a criatividade comandar esse momento. Com o nome estabelecido, será possível construir a identidade e branding do grupo a cada trabalho desenvolvido.
4. Encontrem juntos um diferencial
Agora que vocês já estão entrosados o suficiente, é o momento de achar aquilo que os diferenciarão dos demais. Assim, pode ser um jeito próprio de tocar, um gênero musical novo ou até um visual marcante, como o Kiss, por exemplo.
O comprometimento com a banda somado ao diferencial resultará em mais chances de conseguir shows, fãs e longevidade da carreira. Depois que vocês tiverem um repertório montado, seja de novas versões, seja de músicas autorais, é hora de registrá-las.
Por isso, é essencial que todos da banda se informem sobre os formatos disponíveis no mercado, como singles, EP ou álbuns.
5. Chegou a hora de gravar? Preste atenção nos detalhes
Ao cadastrar o fonograma junto ao ECAD, todos da banda devem acompanhar os passos para o registro correto. Quando todos os detalhes burocráticos estiverem encaminhados, é hora de partir para a divulgação do lançamento.
Assim, não se esqueça das ações de engajamento, como pré-save, inserção em playlists e pitch para as plataformas de streaming. Mas, se o orçamento estiver baixo no início, não hesite em procurar formas de divulgação gratuitas, como as do Palco MP3. O importante é não desistir logo de cara!
Por fim, nossa dica extra é: sonhe alto, mas sempre com planejamento! Analise os erros do processo, note o que pode ser ajustado e recalcule a rota caso seja necessário. Mas, acima de tudo, a banda deve entender qual a sua essência e o conceito de sucesso.
Afinal, sucesso pode ser conseguir lançar uma canção autoral, emocionar um fã ou lotar estádios. Logo, a principal dica de como montar uma banda é: mantenha-se fiel aos seus sentimentos como artista também!
É hora de montar a sua própria banda!
Agora que você sabe como montar uma banda, é hora de dar os primeiros passos para montar a sua! Ao seguir essas dicas práticas, as chances de acontecer e ter uma carreira musical consolidada são ainda maiores!
Portanto, aproveite e compartilhe este post com seus amigos, contatos e candidatos para a futura banda. Assim, todos já começam sintonizados com os mesmos processos, acompanham nossas dicas de carreira e entram para o grupo com o mesmo propósito. Ou seja, o compartilhamento é etapa fundamental para formar a sua banda! Esperamos você!