Kauê Machado: saiba mais sobre o novo nome do rap nacional
Conheça Kauê Machado, o talentoso artista mineiro do rap nacional, respondendo 6 perguntas sobre sua jornada e projetos musicais.
Por: Laryssa Costa
Se antes o rap nacional era ouvido com desconfiança, hoje ele tem dominado as playlists e presente na voz de multidões país afora. Nesse sentido, independente da época, o gênero musical carrega mensagens sociais, políticas, de arte, fé e positividade, servindo de inspiração para uma geração.
Assim, nomes como Gabriel, o Pensador, Racionais, Sabotage e Marcelo D2 se destacaram e transformaram a cena, levando essa cultura a todas as idades. Da mesma forma, Kauê Machado constrói o seu legado por meio de seus singles e álbuns, retratando a sua realidade, com temas sociais e românticos.
Agora, parte do selo AKXA Urbana do Palco MP3, ele lança seu último single e se prepara para uma nova fase em sua carreira. Para saber mais, preparamos uma entrevista exclusiva para você ficar por dentro das influências e novos passos do artista. Confira a seguir!
Entrevista com Kauê Machado: aposta do rap nacional
Primeiramente, é preciso contextualizar que a carreira de Kauê dentro do rap nacional já é marcada por bons números. Aqui no Palco ele já ocupa o primeiro lugar no estilo Hip Hop/Rap em Belo Horizonte, somado ao segundo lugar no estado de Minas.
Além disso, acumula mais de 33 mil plays, fruto de seus mais de 10 anos de caminhada no gênero musical. Além do rap brasileiro, o cantor transita em outras vertentes, para mudar a mente de seus ouvintes. Para saber mais, confira a entrevista que ele concedeu ao nosso time:
1. Recentemente, você lançou o single Com a Mulher Certa Nada Me Para, com influências do filme Scarface. Existem mais filmes que te inspiram a compor?
Para mim, os filmes atemporais que a galera chama de “cult”, são filmes que deixam uma mensagem sempre atual, por mais que sejam produções antigas. E é isso que eu acredito que acontece com as músicas atemporais também. A pessoa pode curtir como algo para entretenimento, como também pode sentir uma mensagem mais profunda que vai permanecer com o passar dos anos.
Então, os filmes atemporais sempre vão me inspirar a seguir minha missão. Algumas vezes eu usarei referências diretas de alguns deles, outras não. Mas os filmes no estilo Scarface sempre vão estar me inspirando a criar minhas músicas.
2. Existe uma musa inspiradora que te incentivou a fazer a canção, na sua vida ou na ficção?
No ano passado eu conheci uma pessoa que me trouxe um sentimento muito forte. Era uma parada bem intensa e que deixou marcas. Então sim, essa pessoa me inspirou.
3. Você sente que houve mudanças criativas do primeiro projeto, Entre A Dominação e a Iluminação, para as próximas produções?
Entre a Dominação e a Iluminação é um álbum que fala sobre o ego e sobre a minha dificuldade para lidar com o meu. Logo, a dominação seria minhas atitudes 100% egocêntricas e limitadoras, e a iluminação é a libertação do ego, alcançando a espiritualidade.
O próximo álbum é a continuidade e evolução disso. Assim, vai falar sobre como eu consegui estar mais perto da iluminação. Fruto do meu amadurecimento, do autoconhecimento e da busca pela espiritualidade ao longo desses anos. Nos meus projetos eu sempre busco trazer dualidade.
Então, também vou falar das minhas neuroses e do meu ego, mas vai ficar clara a minha evolução e o amadurecimento pessoal.
4. Você já colaborou com Laura Sette e Real, nas canções Prioridades e Só Chegar. Existem outros artistas que você gostaria de cantar junto?
Acho que MG tá cheio de artistas incríveis e que eu trabalharia junto. Se eu fosse falar todos aqui, não acabaria nunca. Mas o meu foco hoje é colaborar com os artistas da AKXA Urbana. Temos que correr juntos.
5. O que podemos esperar do próximo álbum, em termos de letras, sonoridade e visuais?
No próximo álbum eu quero trazer a estética do drill numa pegada mais positiva, porque minhas letras são mais positivas. Eu quero mostrar que nenhuma vertente do rap tem que ser 100% voltada a falar só de coisas pesadas.
Eu falo sobre vencer a própria mente, usar a mente para criar uma realidade melhor, não desistir, superar medos e se conectar com o universo. Desse modo, ele trabalha a seu favor. E também quero resgatar um pouco minhas raízes do boombap.
Por isso, eu fiz questão que os beats trouxessem elementos dele, como um saxofone, uma guitarra e um piano. Quero trazer uma pegada de jazz em alguns sons, mais samples e mais positividade do que geralmente o drill traz.
6. Recentemente você ingressou junto ao selo AKXA Urbana. Como está sendo essa experiência, como isso influencia na nova fase da sua carreira?
Eu sempre me senti pronto musicalmente. Mas, foi em 2023 que o universo trouxe as pessoas certas para somar comigo e me ajudar a ser reconhecido. Me sinto muito grato por toda a ajuda que eu tô recebendo! Além disso, acho que o momento da minha carreira casa perfeitamente com tudo que eu vou trazer no meu álbum.
É como se as minhas letras, escritas antes, estivessem criando a minha realidade atual. Fico muito feliz de fazer parte da AKXA.
Ouça mais do trabalho do Kauê Machado aqui no Palco MP3!
Agora que você já sabe todas as influências do som do Kauê e planos para os próximos trabalhos, pode ouvir seu álbum e demais singles aqui no Palco! Assim, você curte o melhor do rap nacional e entra no clima para os lançamentos futuros!
Além disso, dá para ouvir mais do Hip Hop e Rap em uma seleção incrível feita por nossa curadoria. É só escolher seu artista favorito, aumentar o som e dar o play. Então, acesse o nosso site ou baixe nosso app em sua loja de aplicativos e venha curtir com a gente!