1. Página inicial
  2. blog
  3. Palco 20 anos
  4. História do Palco MP3 – Parte II: o crescimento da plataforma

História do Palco MP3 – Parte II: o crescimento da plataforma

Relembre a popularização da nossa plataforma neste material que conta a história do Palco MP3, em celebração aos 20 anos de existência do Palquinho!

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Você já sabe que o Palquinho está fazendo aniversário, né? Até completar 20 anos, após a sua criação, a plataforma passou por momentos de atualização e evolução. Por isso, neste artigo, vamos te contar um pouco mais sobre a história do Palco MP3!

Já falamos sobre a origem e a criação da plataforma em outro artigo. Agora, é a vez de conhecer mais detalhes dos anos seguintes, sobretudo o impacto do aplicativo em nossa evolução e o contexto musical da época.

Bora continuar a celebrar essa festa conosco? Só vem!

Desenvolvimento do Palco MP3

O Palco MP3 nasceu na era da digitalização da música. Nesse sentido, mais do que o acesso a canções, o jeito dos artistas se comunicarem mudou.

Divulgar música online passou a ser primordial e, com isso, a quantidade de artistas independentes que buscavam o universo digital aumentou significativamente.

Logo, o Palquinho veio para atender a essa demanda. Mas, para isso, nossa plataforma teria que acompanhar a evolução do mercado e da tecnologia.

Então, ao longo dos anos, tivemos atualizações no layout do site e melhoria em seu funcionamento, tornando a ferramenta mais leve e responsiva.

Assim, mais artistas independentes conseguiram cadastrar suas bandas e, principalmente, fazer com que suas canções chegassem a um público.

Página inicial do Palco MP3 em 2014
Página inicial do Palco MP3 em 2014 (Foto: Acervo/Palco MP3)

A partir dessa evolução, entendemos que as necessidades desses artistas não se limitavam apenas à parte tecnológica. Por isso, ao mesmo tempo que a interface e o layout melhoravam, investimos também em relacionamento junto ao nosso público.

Consequentemente, além do site, estreitamos nossa conexão por meio de suporte atencioso e humanizado junto ao nosso time, solucionando dúvidas e explicando etapas.

Aplicativo do Palco MP3

Como resultado da necessidade de aproximação e evolução, o Palco inovou mais uma vez e desenvolveu o próprio aplicativo. O ano era 2012 e o pop internacional vivia dos hits do Maroon 5, dançávamos Gangnam Style e a Rihanna estava no seu auge.

Aqui no Brasil, artistas como Jorge & Mateus despontavam no sertanejo, ao lado de nomes como Fernando & Sorocaba e Victor & Leo. Logo, foi nessa época que começou a se desenhar a trilha sonora da década, com alguns ritmos dominando os fones.

Esses mesmos fones saíram dos dispositivos de MP4 e foram para os smartphones, agora mais presentes na rotina dos fãs e artistas. Logo, em janeiro de 2012, lançamos o app do Palco MP3, ampliando as possibilidades para artistas independentes e também para ouvintes.

Pioneirismo e crescimento da plataforma

A partir do lançamento do aplicativo, a história do Palco MP3 mudou. Ao se tornar a primeira plataforma a levar o universo da reprodução online de música até a palma da mão da audiência, houve aumento da quantidade de usuários ouvintes. Além disso, alcançamos maior visibilidade de artistas independentes e crescimento de artistas cadastrados.

Assim, em 2013 (quando o Palco tinha 10 anos de idade), eram 107.444 artistas ativos e 5.677.063 usuários, número que saltou para 196.601 artistas ativos e 24.931.138 usuários em 2018. Incrível, não é?

Artistas em destaque

Grande parte do sucesso do nosso aplicativo também se deve aos artistas que passaram por ele. Nesse sentido, a maior fase de crescimento da nova plataforma aconteceu entre os anos de 2016, 2017 e 2018.

Ou seja, o sertanejo já estava em plena ascensão, e, em especial, com as mulheres dominando as paradas musicais. Sim, foi nessa época que Infiel e Amante Não Tem Lar levaram nossa eterna Marília Mendonça ao topo, conquistando o Brasil.

Ao seu lado, Maiara & Maraisa encantavam com o hit Medo Bobo. Ainda no feminejo, podemos citar os 50 reais da Naiara Azevedo e as Coleguinhas, Simone & Simaria, que também eram destaques nacionais. Não teve pra ninguém!

Além delas, fizeram parte da nossa trajetória da época Léo Magalhães, Gustavo Mioto, Kevinho, Tribo da Periferia e Calcinha Preta, pra citar só alguns.

Continue a celebrar a história do Palco MP3 conosco!

Só de relembrar essa época em que nosso app nasceu e se desenvolveu, bateu uma nostalgia por aí, né? Para matar a saudade, ouça a nossa playlist especial dos artistas mais ouvidos da história do Palco MP3 no volume máximo!

Além disso, não deixe de seguir nosso perfil no Instagram! Assim, você acompanha nossos posts especiais em homenagem aos 20 anos do Palquinho, com curiosidades, detalhes que deixaram saudade e muito mais!

Laryssa Costa