Descubra qual o melhor dia para lançar uma música
Crie uma estratégia para os seus lançamentos com nossas dicas!
Por: Laryssa Costa
Todos os dias, milhares de canções chegam às plataformas digitais. Por isso, é importante saber qual o melhor dia para lançar uma música.
Separamos algumas dicas para você se preparar e criar uma boa estratégia de lançamento para os seus projetos musicais. Vem com a gente!
Qual é o melhor dia para lançar uma música?
Estudos apontam que o ideal é lançar uma música até 3 dias antes dos finais de semana.
Isso porque, o final de semana é o momento em que o público está mais predisposto a ouvir música nas plataformas e descobrir novos sons.
Mas, como mencionamos, é importante criar uma estratégia conforme o gênero musical e o comportamento do seu público.
1. Tenha uma estratégia antes de definir a data de lançamento
Primeiro, você precisa analisar se existe algum planejamento para todas as etapas do lançamento.
Não adianta lançar em um dia aleatório sem pensar no antes, durante e depois. Devido ao alto volume de novas músicas, é possível que sua canção passe despercebida pela audiência.
Você deve organizar o seu lançamento com contexto e divulgá-lo bem.
Conhecer seu público, saber como conquistá-lo e qual a melhor plataforma para fazer isso são pontos que devem ser considerados no planejamento.
2. Por que os lançamentos de músicas acontecem sexta-feira?
Como mencionamos, a maioria das músicas são lançadas na sexta-feira como parte da estratégia do mercado, por alguns motivos:
- As plataformas de streaming atualizam suas playlists editoriais às sextas-feiras;
- Com isso, aumentam as chances de uma música entrar para playlists famosas das principais plataformas de streaming;
- Também é o padrão utilizado pelas gravadoras e artistas, numa tentativa de alcançar o topo das paradas;
- Mais tempo para a contagem de reproduções das músicas, feita semanalmente. Um single publicado na sexta acaba contabilizando mais do que o lançado na terça, por exemplo.
Apesar da sexta ser um padrão, também é comum canções gospel serem lançadas às terças-feiras e singles de rap, às quintas.
Por sua vez, ritmos mais dançantes, como pagode, forró e sertanejo, performam melhor de quinta a domingo.
3. Saiba o melhor horário para lançar uma música
Geralmente, o melhor horário para lançar uma música é à meia-noite.
Contudo, existem casos em que a distribuidora e o artista escolhem um horário personalizado, conforme a estratégia utilizada.
Caso você queira alcançar públicos em horários diferentes, uma alternativa é lançar a música à meia-noite e o videoclipe em outro horário. Recomendamos analisar as métricas de maior pico de consumo do seu canal no YouTube.
4. Escolha o melhor mês para lançar uma música
Agora, com o dia e o horário definidos, o próximo passo é escolher o melhor mês para lançar sua música.
O planejamento deve considerar a sazonalidade, grandes eventos e tendências de consumo no mercado musical.
Março a setembro
Os meses de março a setembro são muito favoráveis para lançamentos, especialmente para novos artistas e faixas que visam aumentar a visibilidade.
Isso porque, durante esse período, há uma série de festivais que aquecem o mercado, gerando interesse do público por novos lançamentos.
Além disso, muitas pessoas estão mais abertas a descobrir novas músicas após o carnaval e antes da movimentação intensa do final do ano.
Outubro e novembro
Se você deseja fazer um grande lançamento de álbum ou single, os meses de outubro e novembro podem te ajudar a fechar o ano com destaque.
Contudo, é preciso saber que, com a aproximação do Natal, há uma competição acirrada com grandes nomes lançando projetos especiais e hits sazonais.
Dezembro e janeiro
Exceto se sua música tiver um apelo específico para as festas de fim de ano, evite lançar em dezembro e janeiro.
Isso porque muitas pessoas estão de férias e há menos engajamento nas plataformas de streaming.
Outras datas para evitar
É importante pensar bem antes de lançar uma música em feriados, como o carnaval, grandes eventos e no período eleitoral.
Contudo, vale reforçar que a escolha da data, principalmente do mês, leva em consideração o estilo da sua música e a estratégia de divulgação criada para ela.
5. Saiba criar um bom pitch de apresentação
Além de pensar na data de lançamento, você deve dar uma atenção ao seu pitch de apresentação quando for cadastrar sua música nas plataformas de streaming.
Nele, você descreverá de forma atrativa o seu trabalho, contribuindo para que sua música seja analisada pela curadoria especializada e inserida em uma playlist, por exemplo.
6. Atente-se aos prazos
Você já deve ter se perguntado quanto tempo demora para uma música entrar no Spotify ou em outras plataformas de streaming, certo?
Isso é bem relativo, mas o ideal é trabalhar com uma média de três a cinco semanas entre o upload da música na distribuidora e o seu lançamento.
Então, atente-se aos prazos e faça tudo com antecedência para não ter qualquer problema ao lançar sua música!
Confira dicas de como divulgar shows
Agora que você já sabe qual o melhor dia para lançar uma música, descubra como divulgar shows para criar suas próprias estratégias e avançar na sua carreira!