1. Página inicial
  2. blog
  3. Curiosidades
  4. O que é música alternativa? Saiba tudo sobre o estilo

O que é música alternativa? Saiba tudo sobre o estilo

Descubra o que é música alternativa, conheça suas origens e confira os principais artistas do estilo!

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Você provavelmente já ouviu bandas de música alternativa, mas não soube muito bem definir porque elas recebiam esse rótulo, né? Além de se popularizar nos anos 1980 e 1990, o gênero continua relevante nos dias atuais.

Assim, o estilo alternativo se expandiu para além do cenário underground, ganhando o público com artistas icônicos, letras memoráveis e som inconfundível.

Quer saber mais sobre o som e a estética desse movimento? Vem com a gente desvendar tudo sobre a música alternativa e suas vertentes!

O que é considerado música alternativa?

Antes de tudo, a música alternativa nada mais é do que um estilo que teve início nos anos 80 e explosão em 90. Ele ganhou maior notoriedade por ser amplamente reproduzido nas universidades, diferenciando-se de estilos de maior sucesso da época, como heavy metal.

Nesse sentido, a música alternativa se baseia em uma era pós-punk, abrangendo diversos estilos, como trash, rap e industrial, em suas composições. Ela carrega consigo o espírito de Do It Yourself (Faça Você Mesmo), seguindo uma abordagem mais artística e menos comercial.

Em relação à temática, são comuns pautas sobre solidão, angústia e amor, trabalhadas com um misto de poesia e ironia. Nesse caso, o foco do gênero sempre foi manter a sua autenticidade, inclusive com diferentes instrumentos para sons mais originais.

No geral, as bandas alternativas começavam a ter sucesso localmente, para depois ganharem a atenção do público internacional. Assim, se tornaram tão atrativas que passaram a ser comercializadas para quem não consumia o que estava no mainstream, tornando-se também sucesso.

Como exemplo, temos bandas como R.E.M., Nirvana, Pearl Jam e Stone Temple Pilots, pioneiras no gênero nos anos 80 e 90.

Também dentro do cenário alternativo, surgiu o movimento Riot Grrrl, com as bandas Bikini Kill e Bratmobile sendo precursoras. A partir da ascensão desses grupos femininos, a música alternativa conquistou mais fãs, influenciando uma nova geração.

A expansão da música alternativa

Como resultado de todo esse cenário, bandas como The Strokes e The White Stripes se tornaram bem sucedidas nos anos 2000, consolidando o estilo. Mas o gênero não se limitou apenas aos Estados Unidos.

Nesse sentido, o chamado britpop também representou a música alternativa no Reino Unido, tendo Oasis, Blur, Suede e Pulp como principais nomes.

Ou seja, a música alternativa tem diferentes vertentes. Algumas delas são:

Mas, atualmente, o estilo indie segue sendo o principal representante da música alternativa.

O que é a música indie?

A música alternativa indie vem do inglês “independent“, ou seja, independente, não voltada às grandes massas e produções comerciais. No geral, seus lançamentos eram feitos por meio de selos pequenos, com orçamentos baixos e o espírito DIY.

O estilo indie surgiu impulsionado pelo indie rock, dos anos 70, 80 e 90, com a filosofia de não ligar para o que as pessoas pensam. Grandes exemplos são bandas como Joy Division, New Order, Sex Pistols e The Smiths, que se tornaram grandes dentro e fora da cena.

Tanto que influenciaram a música alternativa brasileira, como a banda Legião Urbana nos anos 80. Ao mesmo tempo, lá fora surgiam outras bandas de rock alternativo internacional, como Radiohead e Pavement.

Indie pop e indie nacional: a ascensão da estética alternativa

Com a chegada dos anos 2000, o indie seguiu bem estruturado, fazendo sucesso por meio do som de Arctic Monkeys e The Killers. Atualmente, o gênero se reinventou e passa a ter não mais apenas bandas, mas também artistas solo, como Lana Del Rey, Lorde, Birdy e James Bay.

Agora, quando se trata da música alternativa brasileira, o indie se faz presente nos trabalhos de artistas como O Terno, Vanguart e Terno Rei. Mas você deve estar se perguntando: a sonoridade não é a mesma, isso também é indie?

Apesar de não necessariamente esses artistas terem o som parecido com o do indie feito pelo Arctic Monkeys, por exemplo, eles carregam ideais do estilo, sobretudo a estética.

Qual a diferença entre música alternativa e indie?

Uma dúvida que pode surgir na sua cabeça é: música alternativa e música independente são a mesma coisa? A resposta é: não.

Em suma, a música alternativa refere-se ao gênero musical, ao estilo e ao cenário underground atrelado à história do estilo, tornando o conceito mais amplo. Ou seja, tudo aquilo que se distancia do que é sucesso comercial.

Já a música indie, além de ter uma estética própria, está mais relacionada a artistas que buscam uma carreira independente, geralmente associando-se apenas a selos/gravadoras também independentes.

Agora que você sabe o que é música alternativa, que tal conferir nossas playlists especiais do estilo?

E, claro, conhecimento e música boa merecem ser compartilhados, né? Então, encaminhe este post para sua galera, para que mais pessoas saibam sobre esse estilo!

Laryssa Costa