1. Página inicial
  2. blog
  3. Curiosidades
  4. O que é música tradicional? Descubra as principais características

O que é música tradicional? Descubra as principais características

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

A música tradicional brasileira é aquela que carrega todas as canções de um povo, descrevendo a história em suas letras, abordando crenças religiosas e até políticas.

Aqui no Brasil, algumas das principais representantes do gênero são as cantigas, as músicas de quadrilha, catira e até o samba de roda.

Também conhecida como música folclórica, ela não é exclusividade brasileira, a exemplo dos spirituals, canções afro-americanas tradicionais. Então, vamos conhecer mais sobre?

Tudo o que você precisa saber sobre música tradicional

A música tradicional surgiu no cotidiano do povo. Durante boa parte da história, não era possível gravar e reproduzir músicas como fazemos hoje.

Assim, as canções eram entoadas pelas pessoas durante os momentos de lazer e trabalho, reduzindo a pressão das atividades realizadas, como colheitas e tecelagem.

Junto da música, a contação de histórias também era parte do entretenimento, reproduzindo os saberes populares ao longo dos anos.

Logo, ela não tem um autor definido e conhecido, pois suas canções foram transmitidas oralmente.

E, como não pertencem a alguém específico, elas têm seus direitos autorais em domínio público, fazendo com que qualquer um possa tocar e cantar.

Qual a importância da música tradicional?

A importância da música tradicional está em carregar a identidade cultural de um povo e manter viva suas tradições.

Ela valoriza a cultura e contribui para o aumento do vocabulário, ao incorporar palavras e fonemas regionais, além de desenvolver a memória e os movimentos por meio de danças típicas.

Também transmite ensinamentos morais e éticos, enquanto promove integração social em rodas e danças comunitárias, fortalecendo o senso de pertencimento.

Alguns exemplos são O Cravo e a Rosa, Alecrim e Se essa rua fosse minha.

Qual é a diferença entre música tradicional e música popular?

A música popular é aquela que está disponível a todos, independentemente de região, tradições e comunidade.

São músicas que compõem os ritmos brasileiros mais conhecidos, como samba, sertanejo, forró e funk.

Já a música tradicional representa uma comunidade sem relações comerciais, sendo tocada por pessoas que podem ou não ser artistas profissionais.

O que é música regional?

As músicas regionais refletem as manifestações culturais de cada região e povo específico, como o frevo, maracatu, xote e o carimbó.

O que diferencia a música regional da música tradicional é justamente o seu alcance. Enquanto a regional se limita ao seu território, a tradicional ultrapassa barreira e se torna conhecida nacionalmente.

Descubra mais sobre a música alternativa!

Agora que você conferiu o que é música tradicional ou folclórica, que tal aumentar seu conhecimento? Saiba mais sobre a música alternativa e suas principais características!

Laryssa Costa