Entenda a diferença entre selo e gravadora no mercado da música
Saiba como cada um funciona na indústria e qual é a melhor opção para artistas independentes!
Por: Laryssa Costa
Saber a diferença entre selo e gravadora, e como atuam no mercado musical, é importante no processo de se profissionalizar, ainda mais se você estiver no início da carreira.
Caso você tenha interesse em ingressar tanto em um selo quanto em uma gravadora, mas ainda não sabe o que isso significa, vem com a gente!
Qual a diferença entre selo e gravadora?
A principal diferença entre selo e gravadora está na estrutura e no alcance de atuação.
As gravadoras são grandes empresas que gerenciam diversas etapas da carreira do artista, como produção, marketing e distribuição.
Já os selos musicais são menores e focam no lançamento e promoção de artistas em um nicho específico.
Assim, enquanto gravadoras costumam ter alcance global e múltiplos departamentos, os selos operam com equipes reduzidas, promovendo artistas com identidade musical semelhante.
O que é um selo musical e qual a sua função?
Um selo musical é uma empresa ou marca responsável por lançar, promover e distribuir fonogramas, geralmente em um grupo específico.
Diferente das grandes gravadoras, os selos costumam ter estruturas menores e mais flexíveis, focando em artistas independentes ou de gêneros musicais específicos.
Além de gerenciar os lançamentos, um selo pode atuar na produção musical, assessoria de imprensa, distribuição digital, licenciamento e estratégias de marketing.
Ele ajuda a conectar artistas ao público certo, investindo em anúncios, criação de identidade sonora e construção de um catálogo coeso.
Os selos também recebem direitos sobre os fonogramas comercializados e trabalham para dar visibilidade aos lançamentos.
O que é uma gravadora e qual a sua função?
Uma gravadora é uma empresa responsável pela fabricação, desenvolvimento, distribuição e promoção de produtos musicais.
Elas podem atuar no mundo inteiro, abrangendo diversos estilos, como as grandes Sony Music, Universal Music e Warner Music Group, ou serem independentes, focadas em nichos específicos.
Além de fornecer estrutura de marketing e suporte criativo, as gravadoras auxiliam os artistas em diferentes etapas da carreira, desde a produção musical até a construção de sua base de fãs.
Também são elas que cuidam do registro de músicas, liberação de direitos autorais e intermedeiam negociações estratégicas.
Contudo, os contratos podem ter prazos longos e prever exclusividade, o que pode limitar a liberdade do artista.
Outros pontos a considerar incluem baixos percentuais de royalties e a arrecadação de direitos como produtora fonográfica. Por isso, antes de assinar um contrato, é importante entender os termos envolvidos para garantir um acordo justo e vantajoso para todos.
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