SEO para YouTube: como otimizar os vídeos e aumentar o engajamento?
Por: Laryssa Costa
Você já tem seus clipes publicados, mas nunca ouviu falar em SEO para Youtube? Calma que a gente te explica! Apesar de parecer uma plataforma simples, o YouTube exige algumas configurações para facilitar que o seu vídeo seja encontrado com mais facilidade. Afinal, quem não quer aparecer no topo das buscas da maior plataforma de vídeos online?
Nesse sentido, as estratégias utilizadas são feitas não apenas para aumentar a visibilidade, mas para conseguir atender à maneira como o algoritmo funciona. Logo, como artista independente, é crucial saber tais ferramentas para adotá-las em seus lançamentos e divulgação.
Então, vem conosco saber mais sobre o que é e como funciona o SEO para YouTube!
O que é SEO para YouTube?
Antes de tudo, é preciso entender primeiro o que é o SEO para só então compreendermos o que é o SEO para Youtube. Nesse sentido, é uma sigla para Search Engine Optimization, que consiste em estratégias para melhorar a experiência do usuário ao navegar na internet.
Assim, ele envolve programação, design, conteúdo e demais elementos para melhorar o resultado das suas buscas. No caso do YouTube, serve também para bombar as suas visualizações na plataforma.
A lógica funciona assim: o Google contém milhares de informações do mundo todo, disponíveis a todos que acessam, certo? Logo, ele precisa organizar esses dados de forma que você consiga encontrar o que quer/precisa de maneira mais rápida e personalizada.
Para isso, o buscador utiliza do algoritmo e das técnicas de SEO para identificar o conteúdo e oferecê-lo logo na primeira página. Afinal, hoje em dia quase ninguém clica na página dois, né? Além disso, ele elimina o que for nocivo, como spam, plágio ou outras práticas que afetem os conteúdos reais.
Mas, agora que você já sabe como o SEO funciona, está na hora de entender sobre o SEO para YouTube. Nesse caso, essas otimizações atendem às buscas da própria plataforma, que, segundo estudos, apresenta pesquisas tão grandes quanto Bing e Yahoo. Por exemplo, quando você quer aprender como tocar uma música, onde você assiste tutorial?
Logo, a missão aqui é fazer com que o seu videoclipe se destaque em meio a esse mar de conteúdos, chegando até seus fãs. Para isso, veremos cinco estratégias de SEO essenciais para sua carreira. Vamos lá?
5 estratégias de SEO para otimizar seus vídeos no YouTube
Para começar o SEO para YouTube, é importante lembrar que ele considera histórico de navegação do usuário e pesquisas para personalizar a entrega de conteúdo. Logo, como as combinações são as mais diversas, você não terá muito controle sobre essa entrega.
Mas, as chances aumentam se seguir os critérios de engajamento e qualidade, como tempo mínimo de duração, qualidade de imagem da thumbnail e vídeo. Além de um bom conteúdo, devem constar o título, descrição, tags, legenda e palavras-chave.
1 – Invista em palavras-chave
Tanto no SEO para textos quanto para o Youtube, a escolha das palavras-chave é essencial. Pois, com ela você identifica o tema do seu vídeo e ajudará os usuários a encontrarem o seu vídeo.
Mas Palco, eu consigo fazer isso só com o título da minha música? Nem sempre. Imagina quantas músicas têm o mesmo nome distribuídas por aí? Para isso, fazer uma boa pesquisa é essencial, associando a canção ao seu nome artístico ou outro complemento.
Quer um exemplo? Existe a música Vermelho, da Gloria Groove; da Daniela Mercury; da Vanessa da Matta; e até da Fafá de Belém. Como se destacar?
Para escolher uma palavra-chave consistente nesse caso, você pode utilizar ferramentas para te indicar a melhor, como o autocomplete do próprio YouTube. Além disso, Keywords Everywhere, SEMRush e vidlQ podem te dar uma mãozinha com os dados.
2 – Não se esqueça de um bom título
Agora que você já definiu a sua palavra-chave, é hora de utilizá-la no título, de preferência logo no início. Além disso, atente-se para fazê-lo criativo e que desperte a curiosidade de seus fãs, sempre de maneira completa. Logo, não deixe de colocar se é o clipe oficial, um lyric vídeo, ao vivo, apresentação em programas ou remix.
Para que o seu título fique mais assertivo, evite escrevê-los longos demais ou pouco objetivos. A correspondência exata do conteúdo sempre vai ajudar a posicioná-lo melhor.
3 – Tags
Nós já citamos as tags ao darmos dicas de como aumentar as suas visualizações. Parte da estratégia de SEO para Youtube, elas são usadas para identificar os assuntos e até sugerir vídeos parecidos ou correlatos. Logo, são valiosas para trazer mais pessoas de forma personalizada. Assim, escolha bem cada uma delas e opte por usar no máximo 8 delas.
Por exemplo, se o seu vídeo é um clipe, que tal colocar como tag o gênero musical, nome de artistas (seu e similares) e algo a ver com a letra?
4 – Descrição Interessante
Ao enviar o seu vídeo para o seu canal, aparecerá um campo de descrição para ser preenchido. Nesse sentido, além de colocar a palavra-chave de maneira fluída no texto, descreva o assunto principal do vídeo. Vale colocar os envolvidos na produção, o que a canção significa para você e até a letra para que mais pessoas possam aprender.
Mas atenção! As informações principais devem estar no início, pois só um trecho aparece nas buscas. Não se esqueça de adicionar links relevantes, como site, redes sociais, hashtags e o que mais for útil para quem estiver assistindo.
Agora, caso o seu vídeo seja longo e você resolveu dividi-lo em capítulos, vale colocar a minutagem na descrição também, okay?
5 – Legenda
Além de tornar o seu conteúdo mais acessível, adicioná-las ajuda no processo de SEO para YouTube. Mas, nesse caso, não é necessário que ela conste na edição do vídeo. O ideal é que seja usada a da própria plataforma, facilitando a tradução para outros idiomas. Assim, o YouTube vai entender que seu vídeo tem mais detalhes e maior relevância.
O SEO para Youtube não termina por aqui!
Agora que você já sabe todas as dicas, está na hora de colocá-las em prática! Mas, lembre-se: o SEO não termina quando um texto vai para um site ou o vídeo vai ao ar. Nesse sentido, o processo ainda exige monitoramento dos dados, análise e mapeamento dos resultados.
Pois, ao acompanhar o desempenho da palavra-chave e da publicação, você saberá ajustar a estratégia e melhorar ainda mais o SEO para os próximos vídeos. Não tenha pressa! Se o seu conteúdo for bom, estiver dentro da sua identidade e branding e conversar com seus fãs, os resultados surgirão!